Sem meias palavras: sim, é seguro investir com a Warren e a Warren é confiável.
Isso porque somos uma Gestora, Corretora e Administradora de recursos devidamente credenciada e fiscalizada por três órgãos:
- Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- Banco Central;
- Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Periodicamente, a Warren é fiscalizada e envia documentos para se reportar a esses órgãos, como Balanços anuais e relatórios de Gestão de Riscos, dentre outros.
Além da auditoria externa, exigida pela CVM, a Warren mantém uma auditoria independente, que observa os mesmo pontos exigidos pela CVM, que fiscaliza todos os processos internos, como política de risco, código de conduta e ética.
Quem fiscaliza a Warren?
O Banco Central do Brasil é o responsável pelo controle da inflação no país. Ele atua para regular a quantidade de moeda em circulação na economia, em busca da estabilidade de preços. Suas atividades também incluem a preocupação com a estabilidade financeira. Para isso, ele regula e supervisiona as instituições financeiras.
A Comissão de Valores Mobiliários fiscaliza, normatiza, disciplina e desenvolve o mercado de valores mobiliários no Brasil. Sua missão é zelar pelo funcionamento eficiente, integridade e desenvolvimento do mercado de capitais, promovendo o equilíbrio entre a iniciativa dos agentes e a efetiva proteção dos investidores.
A Anbima é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Associados e aderentes devem seguir os códigos de melhores práticas do setor, o que garante mais um nível de regulamentação e qualidade.
O que acontece com os meus investimentos se a Warren fechar?
Aqui, é importante entender que a Warren é uma Gestora, Corretora e Administradora.
Ou seja: a Warren administra os seus recursos e faz a alocação. Não é ela que emite os produtos nos quais você investe.
Portanto, se a Warren passar por qualquer tipo de problema, seus ativos continuarão seguros, custodiados na instituição financeira custodiante dos produtos que a Warren distribui.
Quer um exemplo? Os fundos de investimento da Warren têm custódia no Santander. Fundos de outras gestoras que a Warren oferece têm custódia no Bradesco e BNY Mellon. Assim, seu dinheiro permanece seguro, mesmo no caso de uma catástrofe com a Warren, o que é algo extremamente improvável.
Os produtos que invisto são seguros? Quais são os riscos?
Os portfólios da Warren são divididos em fundos de investimento, incluindo fundos de renda fixa, renda variável e multimercados.
O risco depende dos ativos inseridos em cada um desses fundos, e é por isso que a Warren aposta na diversificação.
Quando há diversos ativos dentro de cada fundo e os portfólios são montados a partir de diferentes classes de ativos, nós mitigamos os riscos específicos de cada ativo, potencializando a relação entre risco e retorno.
De uma maneira geral, é possível afirmar que o fundo de renda fixa atrelado a títulos públicos é o mais conservador e menos arriscado – e também é aquele do qual se espera uma menor rentabilidade.
O fundo de renda fixa de crédito privado, por sua vez, tem um pouco mais de risco, porque investe em ativos como debêntures e CDBs.
Já os fundos de ações, por lidarem diretamente com investimento em renda variável, são os ativos de maior risco. Mas, aqui, entra o papel da gestão de especialistas da Warren, que trabalha com estratégias específicas para cada fundo, a fim de encontrar a melhor relação entre risco e retorno.
O fundo de Ações BR, por exemplo, combina uma estratégia de investir nas maiores empresas do Brasil, em uma seleção das small caps e nas empresas que pagam bons dividendos. Já o fundo de Ações USA replica o índice S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas dos Estados Unidos, incluindo nomes como Apple, Google, Amazon, Microsoft, Coca-Cola e Disney.
Além dos fundos próprios, a Warren disponibiliza investimentos de outras renomadas casas de ativos do país. Tudo passa pela criteriosa seleção do nosso time de especialistas.
Resumindo, portanto, é possível afirmar que, ao investir nos fundos da Warren, seu dinheiro estará extremamente bem diversificado, sob a tutela de uma das melhores equipes de gestores do mercado, responsável por alocar o seu patrimônio nos melhores produtos do mercado.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.