Uma ordem é uma instrução enviada à Bolsa de Valores para realizar a Compra ou Venda de um ativo. Elas podem ser classificadas em dois principais tipos: a mercado e limitadas.
O que são Ordens a Mercado?
Ordens a mercado são ordens que são executadas pela melhor oferta de preço do momento. O usuário estando na tela do Ativo deverá somente informar a quantidade de ações que deseja comprar, ou vender, e confirmar. A ordem será enviada para a Bolsa de Valores e executada pelo melhor preço em vigor.
O que é uma ordem executada?
Trata-se de uma ordem completamente executada na Bolsa de Valores. Exemplo: usuário enviou uma ordem de 300 ações e conseguiu realizar o negócio da quantidade total.
O que é uma ordem executada parcial?
Trata-se de uma ordem executada parcialmente na Bolsa de Valores. Exemplo: um investidor envia uma ordem de compra de 200 ações a R$ 10, porém só conseguiu comprar 100 a este preço. As outras 100 ações ficarão aguardando vendedores que farão negócios a R$ 10.
O mesmo pode ocorrer caso não tenha a quantidade necessária que você queira comprar, ou vender, determinado ativo. A parte de venda do book possui uma quantidade total de 100 ações e você, como investidor, enviou uma ordem de compra de 300 ações. Ou seja, executará somente 100 ações e as outras 200 ações ficarão aguardando mais vendedores dispostos a negociar o ativo.
O que é uma ordem em aberto?
São ordens que ainda não foram executadas, mas já foram enviadas para a Bolsa de Valores. Exemplo: o investidor enviou uma ordem de compra de 100 ações da empresa X a 10 reais, mas no book de ofertas ela está sendo negociada a 11 reais. Sendo assim, a ordem ficará pendente, esperando o preço do ativo chegar ao patamar de 10 reais para que seja executada.
O que são ordens canceladas?
São ordens canceladas pelo investidor, pela instituição financeira, ou caso passe da data de validade da ordem. Exemplo: o investidor enviou uma ordem de 100 ações da empresa X a 10 reais, mas o book de oferta está sendo negociado a 11 reais. Sendo assim, o investidor desistiu da compra e cancelou a ordem via home broker, ou telefone com o assessor.
Outro exemplo é quando o investidor envia uma ordem da empresa X para ser executada a 10 reais com validade para o dia de hoje, mas o ativo não chega a essa patamar de preço no dia. No dia seguinte, essa ordem estará cancelada. Essas ordens normalmente não são cobradas pela corretora, exceto cancelamento de ordens “Parcialmente executadas”.
O que é ordem limitada?
Na ordem limitada, o investidor define o limite de preço para a ordem ser executada. Ela é enviada à Bolsa e permanece em espera, até que ocorra de fato a execução.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.