Existem dois tipos de lotes possíveis de negociação na bolsa:
- Lote padrão: negociação das ações em pacotes com 100 ações ou múltiplos de 100 ações;
- Ação fracionada: negociação das ações entre 1 e 99 unidades.
Um lote padrão de ações é composto por 100 ações. Essa é a quantidade mínima para ser negociada na Bolsa de Valores quando a negociação não se dá pelo mercado fracionado.
Isso significa que, no mercado acionário tradicional, o investidor não pode comprar nem vender, por exemplo, 99, 30, 15 ou 2 ações individualmente.
Os números sempre respeitam os lotes de 100 ações. Assim, você só poderá negociar 100, 200, 300 ações ou múltiplos desses números, respeitando sempre o padrão de 100 ações por lote.
Veja alguns exemplos de lotes padrão: Lojas Renner - LREN3, Weg - WEGE3, Magazine Luiza - MGLU3.
No mercado fracionário, essas ações podem ser compradas sem um lote padrão, ou seja, sem a quantidade mínima de 100. Isso significa que você pode comprar, por exemplo, 1 ação, ou 99 ações. Isso é a ação fracionada.
A única diferença da ação fracionada para o lote padrão é que a ação fracionada possui a letra F ao lado do código padrão. LREN3 vira LREN3F, por exemplo.
Além de tornar a compra de ações mais acessível a outros investidores, as ações fracionadas dão mais liquidez ao mercado. Essa opção também desmistifica que somente quem tem muito dinheiro pode investir na Bolsa.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.