Fundos imobiliários são fundos de investimento formados por conjuntos de investidores que se reúnem para aplicar seus recursos no mercado de imóveis. Geralmente, esse dinheiro é usado na construção de imóveis ou na compra de ativos, com o objetivo de lucrar com a valorização futura, ou rentabilizar o imóvel por meio da locação.
Na prática quando você compra uma cota de um fundo imobiliário é como se você estivesse comprando um imóvel, você consegue escolher os tipos de imóveis que quer comprar, exemplo: shoppings, residenciais, logística, corporativos. E mensalmente vai recebendo o "aluguel", dividendos, deste imóvel que comprou. O mais interessante é que você pode comprar várias cotas de diferentes tipos de fundo, pode ter quantas cotas quiser de um fundo de shopping, de um fundo de logística, de prédios corporativos, assim consegue ter uma maior diversificação dos seus ativos e não ficar exposto somente a um segmento de imóveis. Existem também os tipos de fundos imobiliários FOFs, esses fundos compram cotas de outros fundos imobiliários e eles tendem a ser mais diversificados justamente por ter dentro do seu fundo diversas classes de imóveis.
Como é possível imaginar, os valores das cotas dos fundos variam, porque elas são negociadas livremente na Bolsa de valores. Ainda assim, a volatilidade tende a ser menor do que a observada nas ações.
Vale reforçar, portanto, que, quando falamos de fundo imobiliários, estamos falando de renda variável.
Os FIIs são identificados na B3 pelo ticker, um código com quatro letras maiúsculas, seguidas do número 11. Mas fique atento, as units são ações que também contam com o número 11.
No caso dos fundos imobiliários não tem lote padrão como em ações, pode ser comprado a quantidade desejada. Exemplo: 1, 10, 14, 100 ou mais.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.